Textos pequenos e Linhas finas
TEXTOS PEQUENOS E LINHAS FINAS
Quando se trata de impressão offset , é inevitável que o seu impresso tenha variação de registro de 2 ou 3 décimos de milímetro. Para elementos considerados médios e grandes, essa variação não fará diferença no resultado do impresso final. Porém, para elementos menores assim como linhas finas e textos com tamanho menor do que 8 pontos, essa variação pode ficar mais evidente.
Para evitar qualquer tipo de problema com a impressão, recomendamos que você não use mais de duas cores na composição desses pequenos elementos, pois pode acarretar perda de legibilidade no caso das fontes.
Veja o exemplo abaixo:
Perceba que a fonte com quatro cores pode ficar com um efeito “desfocado”, dificultando muito a legibilidade do texto. Já a fonte com apenas uma cor, mesmo sendo pequena, não dificulta tanto sua leitura.
Para linhas finas (linhas com menos de 2 pontos de espessura), a lógica é a mesma.
Digamos como exemplo que você configure a cor da sua linha para marrom.
São necessárias três cores para compor o marrom: ciano, magenta e amarelo.
Desta forma, é possível que aconteça um erro conforme ilustra a imagem abaixo:
Sua configuração desejada é uma linha marrom. Mas note que na impressão a variação de registro, apesar de pequena, pode tornar a linha que deveria ter apenas uma cor, em uma linha com cinco cores.
Para que não ocorra esse erro é importante que estes pequenos elementos não sejam formados por mais de duas cores em sua composição. Ou, caso possível, os elementos devem ser aumentados a um tamanho onde a composição de cores não cause problemas.
No nosso exemplo da linha marrom, seria ideal que a linha tivesse pelo menos 3-4 pontos de espessura, ou em caso de uma linha fina que a mesma não fosse feita em marrom, mas sim em uma única cor (por exemplo, no preto).